quarta-feira, 7 de junho de 2017

Como sair de uma ressaca literária

Não há nada mais difícil para um leitor que o fim de um livro. Afinal, quando lemos, entramos no mundo dos personagens. O final de um livro significa, também, o final de um universo incrível.
E isso, muitas vezes, nos dá um belo de um bloqueio literário. Por mais que a gente tente ler, a ressaca literária nos impede de terminar outro livro.
Pensando nisso, afinal estou passando por isso agora, decidi compartilhar com vocês alguns macetes que me ajudam a curar essa ressaca.

1. Leia um livro curto.

Às vezes não há nada melhor que uma pausa na leitura, quando for extensa, para ler uma outra história. Isso pode arejar um pouco a mente e, com isso, ajudar a se focar mais no mundo literário. 

2. Outros gêneros, muitas vezes, ajudam.

Pegar um livro de um género diferente do que se está acostumado também pode resolver. Romances muito extensos podem cansar às vezes. Pegar um livro de suspense pode animar a imaginação e renovar as forças para uma boa concentração. 

3. Mudar os ares.

Algumas vezes, a leitura se torna pesada por estar sempre no mesmo lugar. Levar o livro para "passear" nunca foi uma má ideia. Procure uma boa árvore, com uma boa sombra em qualquer canto por aí.  Depois, é só relaxar e aproveitar a leitura.

4. Plataformas de leitura são diferentes.

Bom, gente. Eu, quase sempre, leio em PDF. O fato de ser uma cidade pequena e os livros terem um preço salgado não ajuda muito no quesito livros físicos. Presentes são sempre bem vindos. Às vezes, mudar a plataforma nos ajuda. Isso vale, também, para os queridinhos de papel. Talvez, tudo que você precisa é ver o livro de uma forma diferente. 

5. Grupos literários são uma boa.

Redes sociais também podem ser usadas para a leitura. Na verdade, algumas são destinadas exatamente à isso. Dar uma passada por esses lugares e conhecer alguns amigos leitores para uma boa conversa pode ajudar.

6. Maratonas literárias incentivam e muito.

Algumas vezes é normal bater um desânimo literário, até mesmo com livros bons. Muitas dessas vezes se trata apenas de falta de incentivo. Maratonas literárias podem ser uma boa. Desafios onde você deve fazer uma leitura rápida e precisa nunca são demais.

Bom, pessoal. Por mais intensas que possam parecer as ressacas literárias, não há uma que resista à esses truques. 
Espero que eu tenha ajudado na leitura.
Aqui vai meu abraço e até a próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário